O assunto de hoje que tem gerado muita polêmica nos últimos tempos: a velha política. É importante lembrar que a velha política é aquela que vemos há décadas e que tem causado tantos problemas no nosso país. Sabe aquela política tradicional, baseada em interesses próprios, corrupção e falta de transparência!
A velha política é um mal que precisa ser combatido. Os seus adeptos usam o poder que possuem para benefício próprio, enquanto os cidadãos são deixados de lado e sofrem as consequências dessa prática.
Esse comportamento pode ser bastante prejudicial para a democracia e para o desenvolvimento do país, já que esse tipo de político não está preocupado em trabalhar pelo bem comum, mas sim em garantir a sua própria sobrevivência.
Mas afinal de contas, por que isso acontece? Bem, há várias razões que podem levar um político a adotar essa postura. Às vezes é falta de experiência, falta de conhecimento, falta de compromisso com a causa ou simplesmente falta de caráter.
E o pior é que muitas vezes esses políticos conseguem ter sucesso, ainda que temporário, manipulando as massas e ganhando votos de pessoas que não se importam com a qualidade do candidato, mas sim com sua popularidade.
É importante lembrar que, a longo prazo, essa estratégia falha. Quem não tem compromisso com a causa não terá como atender às necessidades da população. E quem não tem caráter certamente não merece estar à frente da população.
Mas a boa notícia é que existem pessoas lutando diariamente para mudar essa realidade. São abnegados que estão comprometidos com a transparência, a honestidade e com o bem-estar da população.
Entretanto, a nova política incomoda os coronéis do moralismo, que tão logo são aviltados, contratacam de maneira vil e insolene, e começam a surfar na onda, a fim de obter vantagens.
Na gíria do surf, quando um surfista já está na sua onda e vem outro surfista remando para entrar na mesma onda, este está “rabeando”, o que pode acarretar penalidade para o competidor. Além de estragar a onda do outro esportista, há uma grande chance de colisão e ferimentos.
Na política, em especial nas cidades do “interiorzão” do nosso Brasil, isso parece ser uma prática muito mais comum do que se imagina. É o famoso “pegar carona na onda do outro”.
Para estes, a resposta vem a galope! É hora de renovação, é chegado o momento de dar um basta na velha política. E, para que isso aconteça, é necessário que os bons e puros continuem lutando por uma política mais justa e transparente, capaz de construir um futuro melhor para todos.
Para os surfistas de plantão, fica a dica: é hora de mudar de postura e pensar mais no povo do que em si mesmos. Mococa agradece!
Mais Publicações
Governo de SP anuncia pacote de R$ 340 mi para o agronegócio e premia municípios com melhores práticas no setor
Governador Tarcísio de Freitas sanciona lei que proíbe uso de celulares em escolas públicas e particulares de SP
Monitoramento por tornozeleira leva 34 agressores à prisão na cidade de São Paulo