29 de abril de 2025

Expresso Café Com Leite

O mais completo portal de notícias de Mococa e Região

Curado de um Câncer, Artista Mocoquense tem a sua Arte Estampada em Renomados Institutos e Hospitais da Região

Aos 17 anos, e com um caderno de desenhos e alguns lápis de cor nas mãos, Macister Junior Justino chegou na Casa Ronald McDonald, em Campinas (SP), umas das sete unidades do Programa “Casa Ronald McDonald” em operação no país, e onde centenas de crianças do Brasil e da América Latina são atendidas e as famílias recebem apoio, alojamento, bem como alimentação adequada.

O jovem mocoquense foi diagnosticado com um Linfoma de Hodgkin, uma espécie de câncer no sistema linfático, e encontrou na arte a sua inspiração durante o seu tratamento oncológico.

“Eu cheguei em Campinas em 2007, já bastante debilitado e após longos meses de consultas, exames e internações, sem nenhum resultado concreto em Mococa. Eu tinha febre vespertina, desnutrição e cheguei a pesar 45 quilos. Passei por um processo depressivo muito forte, e ao mesmo tempo ainda precisava lidar com o divórcio dos meus pais”, lembrou Macister.

Surpresos com o traço e as cores que o jovem exercitava sobre o papel, então alguns voluntários da casa se uniram para arrecadar materiais para incentivá-lo com sua arte.

“Me emprestaram a sala de reuniões para eu ficar desenhando. Eles me davam vários materiais de desenho, e a arte foi uma das responsáveis pela minha rápida recuperação e resposta positiva ao tratamento, superando até mesmo as expectativas dos médicos”, explicou ele.

No primeiro Natal de Macister na instituição, seus desenhos foram escolhidos para estampar os cartões de fim de ano e neste momento, começou a esperança de iniciar uma carreira na área do desenho. A Casa Ronald McDonald de Campinas estimulou sua participação em aulas de desenho, o que permitiu que ele aprendesse técnicas novas de desenho.

“Não demorou muito, e conseguiram uma bolsa de estudos para mim em uma escola de artes particular. Algo que eu jamais teria condições de pagar, pois a mensalidade era altíssima. Fiz o curso por dois anos e meio, parte dele em tratamento. Hoje vivo do que mais amo, que são as artes plásticas, e mais especificamente o desenho e a caricatura”, destacou o artista mocoquense.

Hoje, agora curado, Macister vive daquilo mais gosta de fazer e do que aprendeu com a ajuda da instituição: a arte.

“Sou grato a todos que fizeram parte da minha trajetória.

Sempre que posso, estou ajudando a A Casa Ronald McDonald. Inclusive, já doei vários quadros para leilões em prol da instituição”, reiterou.

Atualmente, Macister participa ativamente dos eventos da instituição, bem como colabora frequentemente na pitura de espaços e ilustrando as paredes do instituto. Há bem pouco tempo, ele também foi convidado para estampar uma das paredes do conceituado Hospital de Barretos, no interior de São Paulo.

Vale ressaltar que Macister é hoje o grande responsável pelas lindas capas do jornal impresso “Expresso Café com Leite Notícias”, além, é claro, de estimular a reflexão crítica com suas charges politicas na página de opinião.

Sobre o Autor